


A caminhada
Em 2013, sonhamos juntas uma nova educação possível e possibilitadora de vivências plenas de significado e propósito. Chamamos este sonho de CONANE - Conferência Nacional de Alternativas para a nova Educação.
Queríamos saber quem sonhava conosco uma educação assim, convidamos 18 escolas e descobrimos 450 educadoras e educadores trilhando o mesmo caminho, cada um em seu espaço. Nos descobrimos, nos reconhecemos e passamos a caminhar mais perto, a abrir estradas e corações, uns para os outros, a ousar juntos.
Em 2015, no CEU Heliopolis, abrimos a rede para educadores latino-americanos, muitos projetos, muitas pessoas atuando como voluntárias, 650 educadoras e educadores, cresce a CONANE, constitui-se a rede, começam os encontros Regionais. Educadores de todas as regiões do país sonham conosco e constroem sua prática, inspirados e inspiradas pelos encontros. Surge a ANE levando à prática nossos sonhos, dentro da Universidade. Mas é pós-graduação, extensão ou o quê? - indagavam os que gostam de rótulos. Respondíamos: é educação, na mais pura e bela forma.
Em 2017, firmamos nossa participação no ENA - Encuentro Nuestra América, somos a casa do ENA no Brasil. As CONANEs regionais são uma realidade: Paulista, Caiçara, Candanga, Chapada dos Veadeiros, Potiguar, Paraíba, Ceará e Catarinense.
Nosso sonho se espalha, construído a muitas mãos e mentes.
Em 2019 - Interculturalidade, raízes, educação e direitos, oficinas, espaços abertos, 62 projetos selecionados para apresentação, rodas vivas radicalizando o diálogo, cultura.
No V ENA fomos a maior delegação de educadoras e educadores entre os 11 países presentes.
A CONANE tem transformado vários espaços, construído pensamento crítico, ampliado a compreensão da amorosidade freireana, do bem como princípio, da generosidade como ação, da aprendizagem como objetivo maior, da mudança social e consciência de luta e da alegria que nos deu e dá potência de agir a partir de nossas paixões pela docência dedicada às infâncias e às juventudes.
A CONANE objetiva uma educação melhor, mais justa, mais ética, mais autônoma, mais plural, mais inclusiva e, claro, que não permita práticas privativistas da educação pública, seja na educação básica, seja na educação superior. Liberdade para pensar, para viver, para aprender.
Nossa prática nos leva para uma educação radicalmente social, educação como transformação social e popular, comprometida com os princípios de uma pedagogia libertária e de reconhecimento do protagonismo infanto-juvenil.
Somos um território de diálogos.
Retomemos a alegria de r-existir como educadoras e educadores !
A CONANE é de vocês, é nossa.
Saboreiem...

Equipe de coordenadoras
Sonia Goulart - Educadora, Facilitadora de diálogos, Mestre em Gestão do Conhecimento, Integrante da ANE - UFPR Litoral
Raisa Moura - Pedagoga, Educadora Física, Facilitadora de Metodologias Colaborativas e Permacultura
Fátima Vidal - Educadora. Professora na UnB, doutora em Educação. Coordenadora do Semillero Brasil e da Rede Brasileira de Semilleros de Investigação
Ana Júlia Zaks - Cientista Ambiental, Mestre em Educação e Designer em Sustentabilidade
Tamine Cauchioli - Pedagoga, Mestre em Educação, Professora da Secretária de Educação do Distrito Federal
